prefeitura de valenca-ba

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

 
A importância do Agente de Proteção da Criança e do Adolescente para a Sociedade


Vivemos um momento difícil em nossa sociedade, somos obrigados a todo instante a, acompanhar noticiais de recém-nascidos mortos, adolescentes esquartejados, crianças abusadas sexualmente, barbáries onde pais matam filhos e vise-versa, de toda violência contra nossas crianças e adolescentes e também praticadas por elas e o aumento incontrolável do consumo do CRAKC. E nesse conjunto insuportável de tragédias familiares, a sociedade pede socorro e clama por justiça e tenta se apegar a qualquer raio de luz que apareça no fim do túnel.
E diante de tantas situações impensáveis e insuportáveis para qualquer cidadão que se considera “normal”, o Comissário de Menor ou com a nova Lei de Organizações Judiciária determina Agente de Proteção ao Menor, surge como orientador e fiscalizador do cumprimento das normas de prevenção e proteção integral dos direitos dos nossos pequenos cidadãos. Não podemos de forma alguma esquecer que O Agente de Proteção, em sua grande maioria são pessoas dedicadas que exercem um trabalho da mais alta valia para nossa sociedade.  E ai ecoa a pergunta: o que seria de nossas crianças e adolescentes sem estas destemidas e intrépidas pessoas que por amor, fazem um trabalho honroso, muitas vezes desvalorizado por nossa sociedade e comunidade?                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       
O Agente de Proteção que também é um educador deve buscar divulgar no seu dia-a-dia, uma proposta de formação de uma consciência critica tanto nos mais jovens (crianças e adolescentes) como também junto aos mais velhos, dentro da família, da escola e das comunidades em geral, mostrando os direitos e deveres que cada uma destas entidades e o Poder Público têm no processo de formação da criança e do adolescente, como pessoas humanas em continuo processo de desenvolvimento social, cultural e intelectual e como sujeitos de direitos, visando à divulgação e orientação da sociedade em geral quanto à necessidade de se cumprir e fazer valer ás normas existentes no Estatuto da Criança e do Adolescente, que a muito parece esta esquecido.
O Juizado da Infância e da Juventude, órgão vinculado ao Poder Judiciário, tem como uma de suas principais atribuições divulgar e fazer cumprir o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069/90) nas mais diversas esferas sociais, especialmente nas escolas e colégios, centros comunitários, creches, entidades que atendem a criança e o adolescente, comunidades religiosas, dentre outras. Cumprindo e fazendo valer as determinações do Juiz e autoridades na execução de medidas de proteção dos seus direitos. E encerro com uma citação do grande Educador Paulo Freire que sempre teve como companheira a esperança de ver nascer uma sociedade, mas justa e igualitária:
 “há uma esperança, não importa que nem sempre audaz, nas esquinas das ruas, no corpo de cada uma e de cada um de nós” (p.ll).
                                         João Feitosa Plínio Junior
Agente de Proteção, Estudante de Pedagogia UNEB 8º sem. e Graduado em Filosofia FACE/FBB


Quero aproveitar o momento para agradecer a todos os parceiros e colaboradores do Juizado de Menores, que confiam e acreditam que so com a uniao das forças se pode alcançar os objetivos e acima de tudo cuidar dos direitos de nossas crianças e adolesecntes. O ano de 2010 foi um ano com realizaçoes mas tambem un ano de muitas lutas, mas o caminho feito de lutas nos faz ver que temos que estar fortes e sempre com o desejo de se fazer o melhor.Entao em nome de todos os AGENTES DE PROTEÇÃO AO MENOR da Comarca, quero agradecer as seguintes instituições:

A secretaria de Ação Social de Valença
A secretaria de Ação Social de Cairu
A direção do PETI de Valença
A Adailton PNEUS
A direção Farmácia do Povo
A direção do Restaurante MEGA CHIC
A direção da WILLYS AUTO-PEÇAS
Ao Comando da 33ª CIPM
A Coordenção da 5ª COORPIN
Ao Presidente do CMDCA em Valença-Ba 
E um forte abraço em cada AGENTE DE PROTEÇÃO AO MENOR que com muita dedicação exercem sua função de proteger as nossas crianças e adolescentes.
 E continuo dizendo que apesar de todas as dificuldades, muitas vezes da falta de reconhecimento seguiremos com a nossa missao até o dia em que Deus permitir. Muito obrigado!
De tudo ficaram três coisas...
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que podemos ser interrompidos
antes de terminar...
Façamos da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!
Fernando Sabino