JEQUIÉ: ALUNOS INVOCAM A BRINCADEIRA DO DEMÔNIO E AULAS SÃO SUSPENSA
Uma
prática considerada perigosa que tem virado febre nas escolas e nos
sites de relacionamento na Internet, a brincadeira do compasso, teria
sido praticada na manhã de hoje, sexta-feira, na Escola Estadual
Fernando Barreto, no bairro do Jequiezinho, provocando histeria em um
grupo de alunos do estabelecimento. Segundo as informações obtidas no
local, os estudantes envolvidos na brincadeira entraram em transe,
depois de participarem do passatempo. O diretor da escola, professor
Noé Macedo, em entrevista a Rádio 93 FM, buscou tranqüilizar os
familiares dos estudantes, explicando que as aulas estavam ocorrendo de
forma normal quando um grupo deu início a brincadeira que ele
desconhe, passando alguns dos estudantes a chorar, um deles
inclusive, projetando-se no solo, sendo chamado o SAMU 192, para dar
assistência. O pastor Hamilton, da Igreja Lírio dos Vales e a psicóloga
Luciene Matos, auxiliaram no restabelecimento da situação de
normalidade entre os estudantes. Ele lamentou o ocorrido considerando
que os alunos tenham sido influenciados por redes sociais na internet.
De acordo o que tem sido comentado por psicólogos, parapsicólogos e
espíritas essas brincadeiras não são inofensivas “A maioria dos
adolescentes não suporta as emoções e pode desenvolver distúrbios
psíquicos graves”.A chamada brincadeira do compasso tem até passo a
passo online que exibe vídeos produzidos em ambiente escolar. Os
parapsicólogos afirmam que “Não existe espírito. Se fossem do além, não
haveria necessidade de colocar a mão sobre o compasso. São os próprios
jovens que movem de forma inconsciente”, diz.Vídeo -
Com uma folha de papel, os adolescentes desenham um círculo grande e
nele as letras de A a Z, os números de 1 a 12, e as palavras ‘sim’ e
‘não’. Um dos jovens apoia o compasso como se fosse usá-lo e os demais
fazem perguntas. Em um vídeo na Internet, uma adolescente começa a
passar mal quando o instrumento se mexe em direção às letras. Pelas
regras, só se pode deixar o jogo se o compasso parar no ‘sim’. Muitos
esperam horas até obter ‘permissão’.