prefeitura de valenca-ba

terça-feira, 22 de março de 2011

CRIANÇA DE 13 ANOS MATA COLEGUINHA DE 12 E ENTERRA NO QUINTAL

Prado- Já foi apreendido o menor de 13 anos, que matou e enterrou o corpo de uma outra criança de 12 anos na cidade do Prado. O corpo do menino foi encontrado pela própria mãe do autor no quintal do imóvel de nº 66 da Rua Macapá no bairro São Brás em Prado. A vítima foi Igor dos Santos Gusmão, de 12 anos de idade, que estava enterrado pelado, numa cova feita na areia de restinga no referido quintal da residência apresentando um golpe na cabeça por trás, produzido por uma enxadada.
A mãe da vítima, Zilda dos Santos, 40 anos, disse que havia saído de casa no início da noite e teria deixado o filho na sua residência na companhia de outro irmão menor e quando voltou ele não estava em casa. Mas vizinhos teriam visto o menino brincando gude com outro colega que mora na casa onde o corpo do garoto foi achado enterrado. Já a dona da casa onde o corpo do menor foi encontrado no quintal, Edna da Silva Braúna, 38 anos, que trabalha como auxiliar de serviços gerais no Hospital Municipal de Prado, disse que chegou do trabalho e após um banho, saiu à noite para tomar cerveja na companhia do esposo e esteve ausente de casa entre 07h e 11h da noite, tendo deixado em casa apenas o seu filho menor de 13 anos e na manhã de domingo , desconfiou do comportamento do filho e passou a sentir muito cheiro de sangue, mas quando foi varrer o quintal, deparou com um corpo enterrado e entrou em desespero chamando os vizinhos e posteriormente a polícia.


Na companhia dos pais e dos agentes do Conselho Tutelar, o menor de 13 anos, confessou à delegada Rosângela Santos que realmente matou o colega com um golpe de enxada na cabeça e teria sido por causa de uma briga que tiveram envolvendo um aparelho de DVD que a vítima teria lhe devolvido com problema, após um empréstimo. E na discussão um xingou a mãe do outro e ele acabou apanhando uma enxada e desferiu um golpe com a ferramenta contra Igor dos Santos Gusmão, que numa virada de defesa, foi atingido na cabeça por trás.

O menor de 13 anos, contou que após perceber que o colega estava morto ele próprio escavou o buraco na areia do quintal da sua casa e enterrou o corpo, depois saiu apagando os vestígios para que sua mãe não descobrisse posteriormente. Perguntado o motivo da vítima ter sido enterrada pelada no buraco, o menor infrator descreveu que fora ele mesmo que tirou a roupa de Igor com o objetivo de lavá-la. Em Prado a delegada Rosângela Santos dá o caso como esclarecido, que se trata de um menor de 13 anos, que matou o vizinho de 12 anos, com um golpe de enxada na cabeça após uma briga de crianças.
 
VERMELHINHO
Valença perde Maria Cláudia, atriz, arte educadora e mobilizadora social, comete suicídio.
Em seu perfil no Orkut, a frase: Eu sou, amor da cabeça aos pés”. Uma notícia trágica pegou de surpresa profissionais da arte e jornalistas de Valença.
No final da tarde desta segunda feira 21, Morria Maria Claudia Rodrigues, 28 anos. Segundo informações da polícia, Maria Cláudia, teria se enforcado na sua residência no Guaibim.
A polícia vai apurar para verificar se de fato se trata de um suicídio, mas, informações  dão conta de que Maria Cláudia estava passando por um período de depressão e chegou a ser acompanhada pelo CAPS.
Maria Cláudia era muito bem relacionada na cidade e no estado, arteeducadora, mobilizadora e articuladora social, Presidente do Instituto Caipora - ICA, representante territorial da Fundação Cultural do Estado da Bahia, também trabalhou como repórter do Jornal Valença Agora e da Rádio Rio Una FM e na assessoria de imprensa da Associação de Transporte Marítimo (Astram).

Maria Cláudia Rodrigues nasceu em Feira de Santana e aos 20 dias de nascida foi adotada pelo casal Perolina Maria Rodrigues e Maximino Gonzales Vidal, vindo morar em Valença- Bahia.
Participou do Movimento Estudantil, sendo diretora da UMES Valença e filiou-se ao Partido dos Trabalhadores. Como atriz, participou do grupo OPECADO, atuando no espetáculo Teatro Nu e em diversas edições da Ocupação Cultural. Recentemente publicou uma série de poesias na coletânea NOVOS VALENCIANOS.
A Rádio Rio Una FM, em nome de toda equipe, se solidariza com a dor da família neste momento de tristeza.
Maria Cláudia deixa duas crianças menores, o corpo esta sendo Velado no Centro de Cultura de Valença, o sepultamento será hoje as 15h no cemitério local. Ciro Pimentel
Fica aqui registrado pela Coordenação do Juizado de Menores os sentimentos de tristeza e de perda. Sem dúvidas o meio cultural de valença perde um grande talento.