prefeitura de valenca-ba

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Fim da Repetência escolar.

O MEC agora recomenda às escolas que deixem de reprovar os alunos nos primeiros anos de ensino, como já ocorre em outros países. Será que vai funcionar no Brasil? 

Uma nova diretriz do Ministério da Educação (MEC) pode levar  a uma transformação radical nas escolas brasileiras - públicas e particulares. Trata-se de abolir a repetência até o 3° ano do ensino fundamental, fase crucial da vida escolar, em que as crianças são alfabetizadas e começam a cultivar curiosidade pelos estudos.

Caberá às escolas e às redes de ensino decidir se adotarão o sistema, mas, já que a idéia partiu de um órgão oficial, pode-se esperar que a maioria siga o ministério. O bem-sucedido exemplo internacional pode ser útil ao Brasil.
 
Países que aplicam modelo semelhante, como França e Japão, têm alcançado ótimos resultados, renovando o interesse pela sala de aula entre os  alunos com mais dificuldade e reduzindo a evasão escolar. Mas eles só chegaram lá à custa de exaustiva vigilância sobre os mais atrasados, muitas atividades de reforço, além de um pelotão de professores de alto nível. Segundo o  especialista em educação João Batista Oliveira: "Não basta banir a reprovação é preciso dar condições reais para a criança avançar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário